O QUER PODE FAZER O PSICÓLOGO NA ESCOLA?

Fonte: http://emaberto.inep.gov.br/index.php/emaberto/article/viewFile/1634/1298

 

O que pode fazer o psicólogo na
escola?
Albertina Mitjáns Martinez

Resumo
Trata-se de um artigo teórico cujo objetivo é apresentar, de forma sintetizada,
o amplo leque de possibilidades de atuação do psicólogo na instituição escolar.
Mostra a gradual evolução das formas de atuação dos psicólogos no País, em função
da emergência de novas concepções teórico-epistemológicas e da sensibilização
crescente dos psicólogos com as complexas demandas da educação brasileira.
Evidencia as possibilidades de trabalho desses profissionais não apenas na dimensão
psicoeducativa da instituição escolar, mas também na sua dimensão psicossocial.
Complementando a descrição das formas de atuação do psicólogo, as quais são
categorizadas em dois grandes grupos – tradicionais e emergentes –, discute o
vínculo do trabalho do psicólogo escolar com o trabalho dos outros profissionais da
escola, destacando a necessidade do trabalho em equipe.
Palavras-chave: Psicologia Escolar; escola; atuação do psicólogo.

Albertina Mitjáns Martinez, doutora em Ciências Psicológicas pela Universidade
de Havana (Cuba), é professora da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília
(UnB), onde coordenou a área de Educação Especial/Inclusiva no período de 2004-
2006, e leciona no Programa de Pós-Graduação dessa Faculdade.
amitjans@terra.com.br

 

Deixe um comentário

Arquivado em Sem categoria

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s